Não confio em ninguém com 32 dentes

Esta semana acompanhei minha mãe a um exame médico. Fui apenas para tranquilizá-la, afinal eu também gosto de companhia quando vou tomar injeções ou ver alguém de branco. A médica foi simpática, felizmente, e não é nada grave. Mesmo assim, uma cirurgia será necessária.

A questão, no entanto, não é essa (a cirurgia será bem simples e sem maiores riscos): há dois anos minha mãe teve o mesmo problema que apresentou agora e também passou por essa “cirurgia”. O problema é que, segundo essa nova médica, na época não foi feita cirurgia nenhuma. Minha mãe apenas foi sedada, colocaram os aparelhos lá dentro pra dar uma olhadinha e só. Nenhuma cirurgia foi feita! Apesar de o médico da época ter dito a todos que uma cirurgia seria feita… Segundo a nova médica, o problema é que nosso antigo plano de saúde não cobria essa cirurgia. Daí a farsa toda.

É alarmante e assustador perceber que estamos nas mãos de pessoas em quem não podemos – em nenhuma hipótese – confiar. Mas como descobrir isso sendo leigo no assunto? Como saber que apenas abriram seu corpo e não fizeram o que deveria ter sido feito? Diria que tão difícil quanto pedir a um analfabeto para descobrir onde falta a crase em um texto jornalístico (ok, exemplo ruim, mas só consigo comparar com o que eu faço…).

Fico pensando que se isso acontece com pessoas em São Paulo, que têm alguma noção do que lhes é dito e feito, imagina como não será no resto do país… E, pior, como será a consciência dessas pessoas? Será que elas contam quantas pessoas abriram no final do dia sabendo que aquilo era desnecessário – ou, melhor, que simplesmente abri-las não levaria a nada, já que era preciso mais do que isso?

Tenho amigos médicos de quem não duvido, nem por um segundo, da competência. Mas eles são exceções bem difíceis de serem encontradas por aí, pelo visto. A falta de ética, infelizmente, é generalizada. Não apenas na classe médica, mas também nela.

~ por Lúcia Nascimento em 08/06/2009.

2 Respostas to “Não confio em ninguém com 32 dentes”

  1. morei com 4 estudantes da med-pinheiros. um deles me disse que um de seus professores da faculdade comentou que há apenas 3 hospitais bons no brasil. o resto é de pouca confiança. complicado, não? =P

  2. Que medo! Nunca confiei muito em médicos. Espero que dê tudo certo dessa vez🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: