Não confio… – Parte 2

Nunca achei que um blog pudesse ter repercussão de verdade. Que as pessoas comentassem e questionassem e refletissem sobre o que a gente escreve. Mas, ok, essa é só mais uma das vertentes de não confiar. Não confiar nas pessoas, nas situações, ou mesmo que as coisas vão dar certo. Tenho tentado mudar essa maneira de ver o mundo, e posso me surpreender positivamente com isso.

A questão é que meu último post gerou diversos comentários, alguns não postados, mas mandados diretamente para minha caixa de e-mails. A frase que gerou mais comentários foi “Fico pensando que se isso acontece com pessoas em São Paulo, que têm alguma noção do que lhes é dito e feito, imagina como não será no resto do país…”. Concordo, ela não está dizendo o que era para dizer. Será que por isso ainda não ganhei nenhum pulitzer como escritora?

Brincadeiras à parte, a questão é que a frase soou preconceituosa, como se apenas as pessoas de São Paulo tivessem noção, e com certeza não é isso o que eu penso. O que quis dizer – e espero agora me explicar um pouco melhor – é que as pessoas em São Paulo têm muito mais oportunidades. Em todos os sentidos. Mais oportunidades de trabalho, mais oportunidades de estudar, mais oportunidades de conhecer gente de todo o mundo, mais oportunidades de entrar em contato com pessoas que escrevem sobre qualquer tipo de coisa.

Claro que as oportunidades não são generalizadas, nem que elas não existam em outras cidades ou estados do país. Mas em São Paulo, como em grandes metrópoles, é mas fácil ter acesso ao que se queira – inclusive ao conhecimento. E, mesmo assim, nós somos facilmente enganados e passados para trás – mesmo tendo meios de correr atrás para saber se o que nos disseram é verdade ou não.

O que pensei foi que em lugares onde esse acesso a conhecimento, a saber quais são seus direitos etc. é mais restrito, com certeza também os direitos são mais feridos. Infelizmente.

~ por Lúcia Nascimento em 18/06/2009.

Uma resposta to “Não confio… – Parte 2”

  1. Sem contar o fato que o Idec fica em São Paulo…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: