I get a visa

Ontem tirei meu visto de estudante para os Estados Unidos. Agora não tem mais volta – ou melhor, tem, em dezembro. Foram quatro horas na fila: desde a chegada ao consulado até o pagamento da última taxa. Fiquei com frio na barriga, confesso. Não tinha nenhum problema no meu “currículo”, mas falam que a entrevista é tão tensa, que os entrevistadores são tão feios e chatos e malvados, que senti medo de não dar certo.

Pelo contrário: a mulher que fez minha entrevista foi muito simpática e praticamente nem me fez perguntas – acredito que tudo já estava respondido nos formulários. Ela só perguntou o que eu faço em São Paulo e, após minha resposta, acrescentou um “e você já foi para Moçambique, né? Eu quero ir pra lá em breve”. Depois disso, foi uma conversa quase de amigas. Eu falando bem de Moçambique, do quanto gostei de lá, e ela dizendo que quer ir pra lá pra aproveitar que já fala português e treinar mais um pouquinho.

Foi bem mais tranquilo do que esperava! Apesar disso, vi algumas pessoas que tiveram seus vistos negados. Uma delas era uma mulher do Rio de Janeiro, que não soube explicar – ou não convenceu – por que veio tirar o visto em São Paulo. Afinal, existe um consulado americano no Rio de Janeiro. Outros dois eu não ouvi o motivo: apenas vi eles já saindo com o passaporte em mãos.

Na hora em que já estava indo embora, vi uma senhora que também teve seu visto negado. Ela chorava muito e fiquei com dó. Não ouvi, mas disseram que ela queria ir pra lá para ver a filha, que foi para os EUA trabalhar. Devem ter desconfiado que ela queria ficar por lá. Mesmo assim, não deve ser fácil dizer não em um caso como esses. Pior, não deve ser fácil ouvir o não. Ela foi atendida pela mesma mulher que fez minha entrevista. Quando saiu do consulado, a senhora apenas se sentou em um muro de pedra e chorou.

~ por Lúcia Nascimento em 30/06/2009.

Deixe uma resposta

 
