Você tiraria?

Quem nunca passou por épocas complicadas no local de trabalho, levante a mão. A não ser que você trabalhe a menos de um mês ou que seu chefe seja você mesmo, certamente já viveu alguma situação constrangedora, irritante, difícil.

No meu segundo emprego – quando eu ainda tinha 19 anos – sofri muito com uma chefe que gritava comigo em público ao menor erro (fosse esse erro meu ou dela, o que é pior). Eu não tinha consciência do que era aquilo e imaginava que os chefes podiam fazer esse tipo de coisa. Hoje sei que sofri assédio moral e não permitiria, de novo, que alguma pessoa levantasse a voz para falar comigo.

Nunca mais passei por algo tão terrível (eu chorava no banheiro da empresa, nessa época), mas isso não significa que tudo tenha sido um mar de rosas depois desse emprego. Relacionamentos de trabalho também passam por épocas difíceis, por melhores que eles sejam.

Sempre há situações que precisam de muito jogo de cintura e paciência para serem encaradas. Uma delas são as demissões em massa – já passei por duas delas na minha vida profissional (mas eu sempre fui das que continuava na empresa depois de um monte de gente ter sido demitida). Manter uma boa comunicação depois disso é complicado.

A questão é que, para encarar essas situações, cada empresa se reinventa. Uma empresa de marketing e design da Inglaterra, por exemplo, sugeriu que todos os funcionários fossem trabalhar, um dia, sem roupas. (ok, ok, eu tenho faro para notícias bizarras) Disseram que, sem roupas, as pessoas perderiam suas inibições e seriam mais transparentes umas com as outras, o que melhoraria o clima do lugar.

Que cada um pode enfrentar as crises do jeito que achar melhor, eu concordo. Mesmo que esse jeito seja um tanto excêntrico. Se der certo, tá valendo. Mas desde quando as pessoas são mais sinceras, honestas e transparentes quando estão nuas? De onde eles tiraram essa brilhante conclusão?

A notícia foi publicada na Época Negócios, para quem quiser conferir: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/1,,EMI80159-16353,00.html.

~ por Lúcia Nascimento em 03/07/2009.

Deixe uma resposta

 
