Aquele abraço

Hoje é o primeiro dia da semana que definitivamente marcará o fim de um ciclo. É nesta semana que saio do trabalho, que mudo da minha casa e que me despeço de alguns dos amigos e parentes que só verei novamente em muitos meses.

Nunca tomei uma decisão tão bem pensada quanto esta, mas talvez por isso também o sentimento de despedida esteja muito grande – tive muito tempo para pensar sobre ele. Vontade de chorar a cada abraço ou de apertar mais, para que o abraço não termine tão cedo. Vontade de abraçar bem forte os amigos que estão longe, e de não querer ficar longe dos que ainda estão perto.

Li no blog de um amigo, esta semana, um trecho que ele copiou do e-mail recebido de um amigo e sinto que ele talvez traduza um pouco do que tô sentindo agora. É um misto de covardia de ir, de fragilidade intensa, com um pouco de medo de não querer voltar, ou ainda com um friozinho de não reencontrar as mesmas pessoas quando voltar. Reproduzo o trecho:

“Esses dias mesmo eu estava pensando nisso [solidão]. Penso muito nos amigos que deixei no Brasil e nessa ideia fixa de continuar pelo mundo trabalhando e vivendo em lugares diferentes. Acho que é um tipo de sina, acho que vicia e não dá para parar depois.

Penso nos amigos, na dureza que foi deixar todo mundo e no quão difícil será voltar para lá um dia. Penso nas amizades relâmpago que fiz e nas mais rápidas ainda aqui no hostel. Aí eu lembro de pessoas como você e outros mais espalhados por aí com a mesma ânsia – gente que está fundamentalmente unida por esse lugar chamado planeta.

Acho que somos gente do mundo, e que em pouco tempo não estaremos sozinhos em lugar nenhum. Acho que estaremos sempre partindo, mas que sempre estaremos acompanhados por pessoas de passagem também, velhos amigos soltos por aí… Parece uma boa ideia e tem me confortado.”

Acho que de alguma maneira esse mesmo sentimento me conforta. Sei que sou assim também. Mas, neste exato momento, tudo que eu queria era um abraço bem grande.

~ por Lúcia Nascimento em 27/07/2009.

Deixe uma resposta

 
